Eu saí do twitter - assim como havia saído do Facebook, assim como nunca tive Instagram, assim como daqui uns dias devo abandonar o WhatsApp. Não estou travando uma guerra particular contra as redes sociais; eu até ainda posso ser encontrado em outras redes... Ainda posso ser encontrado no Anygram, ainda mantenho o WhatsApp (mesmo pensando em abandona-lo); posso ser encontrado no Skoob, e-mail, celular; estou disponível para um bate papo numa praça. Eu estou aqui!
Então saiu por charminho? Navegando numa onda diferentona para nutrir um sentimento de exclusividade? Não! Não é isso... Eu saí por três motivos, aos quais eu explico agora...
Primeiro motivo:
As pessoas não saem mais uma com as outras. Elas acham que uma mensagem no WhatsApp, uma curtida no Facebook ou um comentário no Insta, já é o suficiente para suprir presença física. Pior que isso: as pessoas se deixaram ser convencidas de que o mundo ta mais violento, ou que elas são super ocupadas, ou que elas tem um super controle financeiro que as impedem de sair por que isso é um gasto. Tem deixado de dar caminhadas, tem deixado de marcar encontros; algumas pessoas são medidas pelo tamanho da agenda.
"Deixei de ir aí por que estou sem tempo!"
"Você mora longe!"
"Não vou aí por que não tenho carro".