4 de março de 2020

O grande kernel humano!


Um computador é uma máquina de calcular. Ele tem como objetivo primário "acelerar os processos que o ser humano já realiza"Ao contrário do que pode pensar alguns, um computador não é uma máquina inteligente. Ele pode sim, resolver problemas das mais variadas espécies, mas para tal ainda se faz necessário que à máquina seja introduzida a um programa e esse programa à um problema e somente depois disso ele nos dará uma solução. Sem isso, um computador é apenas sucata (pelo menos até o momento em que escrevo a informática ainda está assim). 

Para que um computador possa funcionar, ele necessita de algum tipo básico de programação. Um programa de computador é uma série de linhas de instruções, uma espécie de receita, que em informática é rotulada de algoritmos, que descreve o passo a passo de como uma tarefa deve ser executada. Essa é a definição mais simplória de um programa de computador: uma receita de como determinada atividade deve ser executada. Como é uma receita para computador, naturalmente, a linguagem em que será produzida estará em um "idioma" que a máquina "entenda". Linguagem de programação é isso: um idioma entendido e interpretado por máquinas. 

O grande "X" da questão aqui está no fato de que com tudo isso, você consegue programar um computador para realizar PRATICAMENTE qualquer coisa. Sabendo a linguagem adequada e construindo a receita correta, não existirá tarefas que não poderá ser executada por um computador. Tudo, PRATICAMENTE tudo é possível!

E é aqui que o milagre acontece...


Um computador simula o funcionamento de um órgão do nosso corpo: o nosso cérebro. E não estranhe! Se observar bem, quase toda máquina que se tem conhecimento, copia o funcionamento ou do nosso corpo, ou de algo da natureza. Se você for ler, por exemplo, sobre a www (Word wide web - teia de alcance mundial ou rede de alcance mundial), verá que  o funcionamento dela é  similar a como funciona nossos vasos capilares, veias e artérias (ou melhor, verá similaridade com teias de aranhas; SÉRIO MESMO!). O motor a combustão do seu carro, com cilindros, tampas e velas, é bem similar ao funcionamento do coração com seus átrios, ventrículos e artérias, embora o coração seja um pouco mais complexo, o principio é o mesmo: o motor do carro é o coração do veículo assim como o coração é o motor do corpo. 

Hora... Se um computador funciona como nosso cérebro e podemos programar um computador, é possível então programar nosso cérebro para realizar uma determinada tarefa? A resposta é SIM! Nós somos imputáveis e programáveis.

Existem diversos estudos a respeito que trata sobre programação cerebral. Não estou me referindo aqui a PNL (Programação Neurolinguística) ou Coaching ou coisa do gênero. 


Abordagem aqui é um pouco mais profunda, como o estudo feito por Martin Seligman, que desenvolveu junto com Christopher Peterson o que ficou conhecido como PSICOLOGIA POSITIVA, conhecida como uma contraparte do DSM (que é um manual para profissionais da área da saúde mental). Ou ainda a literatura desenvolvida por Charles Duhigg em O Poder do Hábitoonde é apresentado estudos que mostram como um hábito é criado e por que; a importância dos gânglios basais e ainda traz inúmeros casos práticos de como modificar gatilhos mentais para novos "programas" internos. 

A programação cerebral existe. Ela faz parte de um processo natural do funcionamento do organismo e tem como característica, em sua grande maioria das vezes, trabalhar a favor da preservação da "saúde" e a "manutenção" do corpo. Ocorre com todo mundo o tempo todo e quase sempre de forma automática, meio que por instinto, dentro de um processo quase que imperceptível enquanto
estamos excetuando nossas atividades diárias.

Quer um exemplo disso? Temos vários...

Quando o telefone toca e você atende respondendo "alô!" isso faz parte de uma programação mental; seria inútil e total perda de tempo toda vez que o telefone tocar, você ter que decidir o que vai dizer, de forma que já fica a instrução interna "se" telefone tocar "diga" alô!
Outros exemplos: escovar os dentes após as refeições, vestir uma camisa antes de sair de casa ou até se deitar no mesmo lado da cama para dormir, diz respeito as programações já inseridas em nós. E essas programações podem ser benéficas ou não.

Assim como nos computadores temos os programas maliciosos (malware - malicious software ou software malicioso, em tradução livre), que são aqueles programas que alteram de alguma forma o comportamento da máquina para que ela execute algo que não queremos, do mesmo modo, o nosso cérebro é responsável por produzir os nossos "malwares" pessoais. São os códigos geralmente ligados aos instintos de autodefesa, muitas vezes decorrente de alguma dor ou alguma agressão das mais variadas formas, seja física ou simplesmente a informação dela.


Esses "malwares" pessoais são instalados no decorrer de nossas vidas, através de experiências e construção de memórias, que virará lembranças e será responsável muitas vezes pelo nosso fracasso. São aquelas falas internas que dizem para você mesmo coisas como "eu não consigo fazer isso" ou "não vai dá para fazer" ou ainda "isso é inútil, é difícil", "é assim mesmo, desista!". Ele é considerado malicioso por que altera uma habilidade que é inerente ao ser humano, que nos diferencia dos demais animais na face da terra: a capacidade de nos adaptar a quase todo tipo de ambiente e a habilidade de aprender e fazer qualquer coisa, sendo os limites morais nossa maior fronteira. 

Em um computador, para nos livrar dos "malwares", nós temos o antivírus;  para o  nosso cérebro também podemos instalar antivírus pessoais. A ciência ainda não tem exatamente um consenso de como fazer isso, mas dá algumas pistas de como ativa-lo ou cria-lo. Sabe-se, por exemplo, que as coisas simples como estar com pessoas agradáveis, que falam sobre as coisas boas, ter um projeto pessoal, ter uma meta de vida e viver com um objetivo, aumenta muito a imunidade contra o mal funcionamento do sistema. Falar com alguém sobre projetos futuros e claro, comer bem e exercita-se também são ótimos bloqueadores. 

Óbvio que nascer em um meio que favoreça tudo isso seria ideal, mas não precisa necessariamente ser sua essência; assim como em um computador, nosso sistema operacional pode ser mudado e a boa noticia é que você pode hoje mesmo escrever um novo programa para sua vida. 

E como fazer isso? Eu não tenho esse algoritmo, pois cada programador é responsável por desenvolver sua lógica, sua receita, mas posso pensar em algumas dicas: 

- a primeira coisa: você precisa ter clareza de quem você é e para onde você quer ir... pense no que você faz quando ninguém está por perto. Esse é você em sua essência. Seus atos no dia a dia condiz com sua essência? Se sim, já é meio caminho andado. Se não,
se pergunte: o que te faz se comportar de forma contrária aquilo que acredita?

- escreva: seja em um diário, seja um blog que ninguém lê... 😉 Escreva... Escreva sobre qualquer coisa, sobre qualquer tema; comece não se preocupando tanto com a gramática mas procure melhorar com tempo. Isso desenvolverá suas habilidades de comunicação e manterá sua mente ativa. Está "acordado" e ter boas habilidades de comunicação, como falar bem, saber a hora de falar e saber a hora de ficar calado, está intimamente ligado ao sucesso!

- entenda que quer goste ou não, você terá que produzir alguma coisa... Vivemos em uma sociedade cujos os valores já foram moldados; algumas vezes eles mudam, outras vezes se mantém, porém e infelizmente, seu valor como pessoa ainda é medido pela sua capacidade de produzir alguma coisa. As vezes esse conceito muda, as vezes existem exceções, mas no fundo, o homem ainda vale o que tem; é duro, é frio, é até romântico pensar o contrário, mas ainda é a nossa realidade. Aprenda a usar isso para criar uma base que te ajude a ir atrás de suas metas. 

- se o ambiente não te favorece, procure mudar de ambiente; não precisa ser amanhã nem agora, mas precisa ser em algum momento. Prosperar em um ambiente que não te favorece pode até acontecer, mas as chances serão reduzidas. 

- seja paciente: a vida não é justa e as coisas raramente acontece no tempo que a gente anseia; vários de seus planos não irá acontecer e muita coisa dará errado até que algo dê certo, por isso é muito importante respirar fundo e seguir em frente. Em algum momento as coisas vão acontecer, então, persista!

- não seja negligente com seus estudos: pesquise sempre, leia sempre, esteja sempre atualizado. Conhecimento é a única coisa que ninguém poderá tirar de você, mesmo que tirem todas as outras coisas;

- medite: aprenda a meditar! A meditação ajuda a manter o foco, promove o autoconhecimento, alivia o estresse, traz uma série de benefícios a saúde e é de graça...

E Sim! Se você nasceu ser humano, você é capaz de fazer qualquer coisa! O ser humano nada, o ser humano voa e desafia as leis da gravidade viajando alto e viajando para longe. E não é só uma questão de acreditar... Ao contrário de um computador, que não é uma máquina inteligente, você é!

E aí? Vamos começar?

2 comentários:

  1. naum entendi o q eh kernel?

    ResponderExcluir
  2. Do computador, passando pelo cérebro e terminando em mindset
    Taí, gostei das analogias
    Tá escrevendo bem, man

    ResponderExcluir