7 de maio de 2019

Dez anos de MCU, valeu a pena?

Vingadores: Ultimato
Em fim ele chegou. Bateu (e está batendo)  recordes, encheu salas nos quatro cantos do mundo, levou pessoas que nunca tinham ido ao cinema pela primeira vez  e mobilizou uma legião de fãs. Sim! Estou falando de Vingadores: Ultimato... A nova febre, o novo número que se repete, o novo norte.

Dez anos se passaram desde que o famoso MCU - Marvel Cinematic Universe (Universo Cinematográfico da Marvel) tenha saído do papel. (na verdade são 11, mas ninguém lembra do Hulk do Norton). A estréia eu me lembro muito bem, foi com o filme fantástico do Homem de Ferro, que ta na minha lista como um dos melhores filmes de heróis já feito - junto com os três do Capitão América e os dois "Batmans" (Begins e Cavaleiro das Trevas) encabeçando a lista.

Eu não vou aqui discorrer sobre os motivos da qual me leva considerar esses filmes os melhores de heróis já feito. Talvez faça isso em outra publicação. Me dobro a escrever sobre o Ultimato para fazer uma reflexão mais focalizada. Refletir muito mais no final da jornada do que no caminho percorrido nesses dez anos. E aí? Valeu a pena?



Inicio do Universo Cinematográfico
Marvel
Sim e não; e mais não do que sim!

De fato, ver alguns heróis que fez parte de minha infância na telona foi uma experiência fantástica. A mobilização que a Marvel causou na ida ao cinema nesses últimos 10 anos e depois com Ultimato foi algo pouco foi visto. Acho maravilhoso ir a uma mini lanchonete e o filho da dona me atender com a camisa de um herói do MCU e não ficar surpreso de eu está com a mesma camisa. Essa experiência é impagável. Acho maravilhoso que uma geração possa crescer consumindo um produto que fale de honra, ética, força, esperança e motivações. Isso é sublime pra mim; por esse motivos esse é o sim, é a parte que pra mim, fez esse projeto de dez anos valer a pena. Sim! Ultimato valeu a pena!

O outro lado da moeda, o não, é o que me deixa triste: Vingadores: Ultimato é menor do que ele poderia ser...

O filme não é perfeito; vários furos no desenrolar da história, várias orquestras de cenas previsíveis, algumas soluções preguiçosas e uma grande mistura de argumentos que te convida a "aceitar as soluções dadas" do que usar poder argumentativo de fato. Para um projeto que dizem ser de 10 anos, considero ter sido pouco. É uma vida que se passa em torno de algo, que no fim, deu a impressão que o ficou grandioso de mais; tão grande que nem os roteiristas tiveram cabeça o suficiente para conseguir amarrar os fatos. Esperar dez anos para ir ao cinema e ouvir na tela "aceite essa solução que nós te demos" é muito pouco.

Outro fator negativo que pra mim pesa de mais: qual o maior legado que fica para o cinema?

Não discuto aqui a qualidade de efeitos visuais, a qualidade de roteiro da grande maioria dos filmes e nem muito menos as adaptações. O questionamento que faço sobre o Ultimato (e o MCU) é sobre qual a real contribuição que todos esses dez anos de filmes, somado com Ultimato, deram para o cinema?

O cinema "moderno" é dividido
como antes de Matrix e
depois de Matrix
Eu realmente acreditava que a Disney/Marvel representaria a nova "divisão de água" na história do cinema. Assim como foi com Matrix, que depois da clássica cena de Neo desviando das balas, todo mundo começou a copiar, fazer versões, usar aqueles tipos de efeitos e abusos de monocromático; assim como foi com O Senhor dos Anéis, que se tornou referência para cenas de batalhas, maquiagem, adaptação livro/cinema e
batalha noturna e fez a Academia que entrega o Oscar se curvar diante da magia da terra média criada por Tolkien; ou mesmo como foi Star Wars, que já na década de 70/80, trouxe inovações para sua época no uso de efeitos visuais, narrativa, trouxe ao cinema o conceito de saga (junto com Star Trek)... Assim como alguns clássicos na história foram divisores de água de sua época, o que o MCU dividiu de verdade, na nossa época? O que ela trouxe de contribuição?

Tenho a sensação que as contribuições da Marvel, são mais pesadas internamente para Disney, do que externamente para o mercado. Eu vejo muitos de meus colegas torcendo para que Vingadores: Ultimato, assuma o topo do ranking de filme de maior bilheteria de todos os tempos, mas honestamente, sempre me faço a pergunta: é o tipo de recorde que presta um serviço a quem?

Eu penso e só consigo pensar em uma reposta: à Disney e ninguém mais.

Um comentário:

  1. nao vi grande contribuição artistica
    agora elevou o padrao de marketing

    nunca vi tanta gente querendo ir pro cinema em tao pouco tempo
    levou os herois as massas
    como bem disse, hj eh natural ver alguem com camisa de heroi
    ser nerd nao eh palavrao, é até cult kkkk

    ResponderExcluir