25 de junho de 2020

Sobre Justiça e o sentido da vida


Existe o conceito de justiça, mas ela em si não existe. 
Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio, que por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social.  

A ideia de justiça engloba reparação, equilibrio, imparcialidade; uma situação em que uma parte prejudicada terá seu prejuízo reparado de alguma forma, de tal modo, que a injustiça ocorrida, seja neutralizada. Talvez o sentimento de justiça possa existir; a justiça em si, não.


Fácil perceber isso... Existe uma premissa básica na vida: o tempo não volta. Como o tempo não volta, as coisas que acontecem no decorrer do tempo também são imutáveis e desse modo, a vida não volta. Só existe uma linha do tempo acontecendo e até que a física quântica prove ao contrário, essa linha nos puxa para frente.

Do mesmo modo, não existe presente. Nós somos apresentado a uma falsa noção de presente por que ele existe em modo verbal, mas no plano material, ele está longe de existir e isso também é algo simples de entender...

De forma básica, você só enxerga aquilo que reflete luz; um corpo que absorve 100% da luz que incide nele, é um corpo que você não conseguirá ver. Tudo que você está enxergando nesse exato momento é luz refletida; embora a luz seja muito rápida (300 mil quilometro por segundo no vácuo) ainda assim, ela não consegue ser rápida o suficiente para que você enxergue no momento presente. Logo, você está vendo sempre o seu passado.