O Sistema Internacional de Unidades, ou simplesmente SI, é um sistema criado na década de 60, na Conferência Geral de Pesos e Medidas em sua décima primeira edição. O objetivo foi o de padronizar as unidades de medida a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos. Convencionalmente, passou a ser usado pela grande maioria dos países do globo, como padrão, facilitando a vida das pessoas que viajam entre países e melhorando a relação comercial entre as nações.
O mais interessante do SI é que não é um sistemas baseados em "achismos"; há uma ciência por trás de cada unidade; por mais que não seja necessário que uma pessoa saiba o que é um metro, talvez seja impossível viver sem saber quanto vale um metro. O SI também não foi algo que surgiu da noite para o dia; ele é resultado de anos de discussões, concessões e ajustes, até que se chegasse em um ponto que fosse de benefícios da maioria. E é aqui que entra a palavra chave: discussão.
O SI foi fruto de uma série de discussões no decorrer dos anos e ao que parece, nós não aprendemos a discutir. Estamos quase sempre associando a ideia de discussão ao conceito de confronto e ignoramos completamente as questões que estão em conflito. Desse modo, acabamos nos distanciando do objetivo final de qualquer discussão, que é o de chegar em um ponto comum que beneficie a todos; chegar a um ponto comum deveria ser o grande X da questão.
Ponto comum é aquele ponto de interseção; o local onde todos se encontram; onde há um consenso. Engloba dizer, então, que é sobre a grande maioria e não somente a classe que você pertence.
Mas, espera lá: a que classe você pertence?