Todos os dias, entre as quatro e as seis horas daquilo que a gente chama de manhã, se você estiver naquilo que a gente chama de local aberto, virando o seu corpo para aquilo que a gente chama de leste, podendo esperar um pouquinho, você poderá contemplar um parto. Aparentemente sem dor e absolutamente sem pressa, irá surgir uma bola quente e brilhante no céu.
-Sim, nobre pensante! Estou falando do que a gente chama de "nascer do dia"; o surgimento do sol.O fenomeno ocorre de forma espontanea e natural a bilhões de anos, porém, faz pouco tempo, algumas criaturas mamiferas, bípedes, de telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, decidiram que o evento é algo sagrado.
Não importa onde você vá, não importa onde esteja; se for dentro da bola gigante que a gente chama de terra, você verá esse fenônemeno acontecer. Isso ocorre por dois motivos: por que a terra é redonda e por que terra gira! (Acredite você ou não, a terra é redonda! E gira!).
Desde os primórdios, quando éramos todos peludos e ainda falávamos "Uga! Uga!", aprendemos a olhar para o leste e admirar o nascer do sol. Talvez isso acontecesse não pela beleza, mas porque, com o nascer de um novo dia, ia-se embora também o risco de ser comido pelos predadores noturnos. Com uma visão deficiente, olfato ruim e uma das piores audições da natureza, nossa espécie fez da luz do dia o seu aliado e talvez por isso, associamos a escuridão as coisas malignas. O dia traz o bem e a noite traz o mal.