18 de julho de 2018

O Gigante que não acordou...

O momento pede calma. Melhor: o momento exige calma!  Nunca no Brasil o povo teve tanto espaço para falar e em nenhum outro momento da nossa história se falou tanto sobre qualquer coisa; em contra partida, nunca se ouviu tão pouco o que os outros têm a dizer.

Talvez com o adendo tecnológico na educação de novas pessoas, associada a essa febre denominada rede social, os conflitos de opiniões nunca tiveram tanto espaço para serem debatidos como agora. A situação é ímpar e todos podem ser coadjuvantes. Mas assim como é positivamente importante que seres humanos tenham espaço para que haja discussão, parece que estamos esquecendo outros viés também fundamentalmente importante: a absorção e a aplicação das ideias.
Nunca no Brasil o povo teve tanto espaço para falar 



Em um mundo em que todos parecem ter algo a dizer, curiosamente, vivemos a sensação de que ninguém (ou quase ele) tem ouvidos, ou olhos, ou tempo. A situação é peculiar. Nunca tivemos tantos brasileiros teorizando, filosofando, questionando... Mas quem está fazendo?

No campo do fazer não tivemos tantos avanços. Muito pelo contrário; no campo do fazer, nos últimos anos, regredimos. Regredimos na saúde - A taxa de mortalidade infantil cresceu pela primeira vez em 26 anos, regredimos na economia - Governo reduz previsão para o PIB em 2018 e regredimos como humanos - Desigualdade no Brasil aumenta em 2018.