A ignorância simplifica não é uma frase dita por mim. A primeira vez que ouvi foi numa entrevisa do Dr. Drauzio Varela, no programa Roda Viva (no link aos 40 min de entrevista), em 10 de Fevereiro de 2020. Drauzio estava falando sobre as complexidades que envolve as identidades de gênero e como o pensamento "simplório" é prejudicial. Ironicamente, a meu ver, ele conseguiu resumir em uma frase as deficiências históricas da educação de nosso país.
Educação no Brasil sempre foi um grande problema. Isso por que nunca houve de fato um governo em qualquer esfera (municipal, estadual ou federal), em qualquer momento de nossa história, cuja a prioridade fosse educar. Talvez tenhamos tidos alguns ensaios, alguns projetos de governo ou tentativas de melhorar alguma coisa, mas nunca de fato houve um governo ao qual a sua ocupação fosse priorizar a educação.
A educação deveria ser prioridade por que é através dela que você formenta o novo, quebra paradigmas e expande fronteiras. Ela é capaz de te levar além do que está no horizonte e com isso te torna capaz de perceber aquilo que está além do óbvio. São essas informações que servirá de base para construir conceitos que trará discernimento. A existência do discernimento trará reflexo em outras áreas: saúde, esporte, cultura...