3 de janeiro de 2022

Epitáfio

Já era dia alto quando Will abriu os olhos. Com dor de cabeça, teve a impressão de que poderia dormir por mais dois dias; pensamento fruto da insônia que passara nas últimas noites. Sem saber muito bem o que fazer naquele dia, seus pensamentos ainda viajavam por lembranças que a muito desejava ter esquecido... E isso o faz lembrar de seus planos... 
"Sim, havia um plano! Agora lembro o que fazer..." Pensou ele.

Por alguma razão, como se não tivesse mais tempo a perder, de um salto discreto, Will levanta-se da cama e se direciona ao seu pequeno guarda-roupa. 

"Pequena caixa". 

Reflexivo, recorda que o mundo há muito já não era mais o mesmo e embora presenciasse tempos de progressos, não conseguia entender o motivo pelo qual tantas pessoas ainda se comportavam de forma tão primitiva. 

"Pessoas gritam, gargalham, urram... O que há de errado com o silêncio?!" 

Em meio a baixa qualidade do silêncio, Will percebe, com um suave sorriso nos lábios, com a cabeça levemente inclinada para frente e para baixo, o motivo pelo qual as pessoas ainda são primitivas... 
Ele sabe a resposta... Não entende, mas sabe a resposta. Will descobriu a respota em um dia ensolarado bebendo água de coco.

"Irônico, não?!" 

2 de janeiro de 2022

Filtro Social

Um filtro é um dispositivo que serve para fazer separação de misturas de materiais. Utilizando o componente certo para o elemento correto, pode-se separar quase tudo, independente de ser líquido, sólido ou gasoso. Além do mais, com a técnica correta, consegue-se obter, inclusive, separação de misturas homogêneas

Basicamente, um filtro é um elemento poroso - que tem poros ou furos estupidamente pequenos (em escalas microscópias). Esses furos são chamados de micra, devido a sua escala. Um micra corresponde a dividir um milimetro por mil. Para se ter uma ideia, um fio de cabelo tem 75 micras, enquanto um grão de areia possui entre 200 a 500 micras. A micragem de um filtro de água geralmente está entre 5 a 25 micras. Retém bem, né não?

Talvez seja impossível datar, com precisão, o momento exato em que começamos a filtrar os elementos. Nesse aspecto, com certeza, a alquimia tem uma contribuição milenar indiscutível. Provavelmente foram os alquimistas os primeiros a trabalharem com separação de componentes e criarem técnicas de filtragem. Mesmo que assim não seja, o fato é que técnicas de separação estão conosco há milênios e junto com ela, a nossa espécie vive uma dança quase que inconsciente no mundo: misturar e separar; e vice-versa.